quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CONSELHO AOS CASAIS.

Te Amaria Outra Vez - Fernanda Brum

Muitos casais cristãos estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou. Brigas constantes, desrespeito mútuo e distância entre o casal, são vistos em muitos lares. E além da infelicidade que isto produz em seus corações, ainda há a questão do mal testemunho dado.

É importante que consigamos visualizar o que a unidade do casal pode produzir em suas vidas, e então seremos desafiados a preservá-la. Também entenderemos porque o diabo, o adversário de nossas almas, luta tanto contra ela. Jesus nos ensinou que a unidade e concordância permite Deus agir em nossas vidas:

A Bíblia nos ensina também que o acordo é indispensável num relacionamento:

"Como andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3)

"Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". (Mt 18:19,20)

Por outro lado, a falta de unidade impede Deus de agir. A palavra de Deus nos mostra de modo bem claro que quando o marido "briga" com sua mulher, algo acontece também na dimensão espiritual:

"Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações". (I Pe 3:7)

Ao deixar de honrar a mulher como vaso mais frágil e maltratá-la (ainda que só verbalmente), o marido está trazendo um sério problema sobre a vida espiritual do casal.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. (Gn 1.26-26)...Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam. (Gn 2.24-25)

No reino de Deus, quando dois se unem, o efeito não é de soma, mas de multiplicação. Moisés cantou acerca do exército de Israel: um deles faria fugir a mil de seus inimigos, mas dois deles faria fugir dez mil! (Dt.32:30). Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. (MT 19.6)

A unidade ainda traz consigo outras virtudes. Mas vós frutificai, e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela. (Gn 9.7)

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Co 13.4-7)


Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? (II Co 6.14)


Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Ef 5.25). Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; (Ef 5.28-29)

Segue abaixo algumas sugestões para ajudar no relacionamento diário do casal:

1. Nunca fiquem ambos zangados ao mesmo tempo

2. Nunca lance em rosto um ao outro um erro do passado

3. Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar

4. Nunca se encontrem sem um termo bem vindo

5. Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença de outros

6. Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo

7. Procure cada um se esforçar ao máximo para estar de acordo com os desejos do outro

8. Seja a renúncia de si mesmo o alvo e a prática de cada dia

9. Nunca deixem o sol se pôr sobre qualquer zanga ou ressentimento; melhor mesmo é não zangar-se!

10. Jamais dêem ensejo a que um pedido razoável tenha de ser feito duas vezes

11. Nunca façam um comentário em público, que possa magoar o outro Pode parecer engraçado, às vezes, mas fere

12. Nunca suspirem pelo que poderia ter sido, mas tirem o melhor partido daquilo que é

13. Não censurem nunca, a não ser que tenham a certeza de que uma falta foi cometida, e mesmo assim falem sempre com amor

14. Jamais se separem sem palavras amáveis, nas quais pensem enquanto separados. Breves palavras proferidas na manhã preenchem um longo dia

15. Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada

16. Não se esqueçam que o lugar mais próximo do céu na terra é aquele em que duas almas se tornam rivais no altruísmo

17. Não fiquem satisfeitos enquanto não tiverem certos de que estão ambos trilhando o caminho estreito e reto, um ajudando o outro

18. Jamais se esqueçam que o casamento foi estabelecido por Deus e que só a sua benção pode torná-lo o que deve ser

19. Não permitam que esperanças terrenas os distanciem do lar eterno

20. Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário