terça-feira, 4 de janeiro de 2011

EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO

Este texto foi extraído do trabalho sobre “Evolucionismo e Criacionismo” apresentado no curso de Bacharel em Teologia do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Triângulo Mineiro na disciplina “Doutrina de Deus” e será dividido em partes.

Parte IV FINAL

Outra objeção do criacionismo ao evolucionismo refere ao fato que a teoria evolucionista até o presente momento não passa de uma hipótese em desenvolvimento e não comprovadas como revelam as varias ciências:

Ø A Física com a 1ª lei da Termodinâmica: chamada de lei da conservação da energia, diz que a quantidade de energia no universo e sempre a mesma e que a energia pode tomar forma inclusive de massa, para os criacionistas Deus fez todas as coisas completas e acabadas e que esta lei não cabe na evolução, como é que em uma ameba poderia estar concentrada a energia de todos os seres vivos?

Ø A 2ª lei da Termodinâmica que diz que o universo caminha de níveis organizados para níveis mais desorganizados. Se a desordem aumenta, obviamente, não acontece a evolução e sim a regrediu, porque o sistema esta desorganizando ao invés de se organizando. E a teoria de Darwin, propõe que o sistema se organiza partindo de um ser, no caso um protozoário.

Ø Astronomia que diz que o nosso universo teve início numa grande explosão (Big Bang) e arrefeceu a discussão milenar sobre se o cosmo teve um começo ou se existe desde sempre. Graças à descoberta de que as galáxias estão se afastando umas das outras, não foi difícil rodar o filme ao contrário e deduzir que em algum instante do passado elas estiveram juntas, concentradas em um ponto de extrema densidade e altíssima temperatura, cuja explosão, até hoje, impulsiona os fragmentos em direção ao infinito. A teoria do Big Bang é, na verdade, um raciocínio sobre o resultado da explosão. O modelo pressupõe que toda a matéria existente no universo já estava lá, apenas muito comprimida e numa forma diferente do estado atual. Se prevalecer a teoria do Big Bang, o universo está morrendo, porque a entropia está aumentando e não evoluindo como Darwin propôs. Se a atmosfera terrestre não tivesse densidade que tem, estaríamos sujeitos aos meteoritos que provêm do espaço sideral.

Ø Genética, pelo contrario, está muito ligada ao nascimento do DNA e até hoje ninguém foi capaz de criar vida artificial, pelo contrario, um dos grandes princípios da biogênese é de que só a vida produz vida. Você não tem como produzi-la por meios artificiais. Até hoje ninguém conseguiu criar uma nova espécie. Se o homem evoluiu do macaco não poderia existir mais macacos. Se já houve evolução da espécie, então pressupõe-se que haveria hoje só a ultima geração. Como dizem os criacionistas “É preciso se ter mais fé para ser evolucionista do que para ser criacionista”. È preciso ter muito mais fé para crer na teoria de Darwin do que crer na Bíblia.

Quando Darwin emitiu sua opinião sobre a evolução das espécies e a seleção natural, se está é a verdade, ou seja, evoluíram de espécies inferiores, e da seleção natural; quando organismos mais fortes prevalecem e os mais fracos sucumbem, porque hoje temos organismos mais fracos que sobrevivem. E o caso dos parasitas que dependem de outras espécies para sobreviver. E se dependem de outras espécies de onde evoluíram? Eles são espécies inferiores e vão viver se alimentando, tirando a sua energia de outro ser vivo até mais complexo que ele ou mais maduro, é o caso dos vermes.

Existem vários tipos de criacionismo, mas em todos está presente a ideia de que Deus criou o Mundo livremente sem recurso a qualquer matéria preexistente.

Em geral os criacionistas acreditam que a explicação do início do Mundo dada em Genesis, o primeiro volume do Velho Testamento, é a verdadeira explicação das origens de tudo o que vemos em nosso redor. Apesar disso, o criacionismo não é necessariamente conectado a nenhuma religião em particular. Ele simplesmente exige a crença numa inteligência criadora na origem do universo e da vida.

Ao longo da pesquisa para realizarmos este trabalho, conhecemos vários tipos de criacionismo, que entre eles destacamos:

Ø Criacionismo evolucionista: este tipo de criacionismo não envolve uma leitura literal da Bíblia, os evolucionistas. Eles aceitam a maioria ou toda a teoria da evolução, incluindo a seleção natural, acreditando que Deus criou as leis naturais que fazem a evolução funcionar.

Ø Criacionismo moderno: é a forma mais comum de criacionismo nos Estados Unidos atualmente. Esse tipo de criacionista aceita alguns aspectos da evolução. Por exemplo: acreditam que a micro evolução (evolução dentro das espécies) pode ocorrer com a permissão de Deus; entretanto, rejeita a macro evolução (evolução entre as espécies) e a teoria da seleção natural. Um criacionista moderno acredita que Deus criou cada tipo de organismo a partir do nada.

Ø Terra Jovem: primeiros a apoiar o movimento da ciência da criação, que tenta definir o criacionismo como uma teoria científica, os criacionistas da Terra jovem acreditam que a Terra é uma esfera e que ela gira em torno do sol, mas rejeitam a biologia moderna em favor de uma leitura literal da explicação de Genesis sobre a criação. Os criacionistas da Terra jovem acreditam que Deus criou o universo e toda a vida que há na Terra direta e milagrosamente, durante um período de seis dias de 24 horas. Eles calculam que a Terra tenha aproximadamente 6 mil a 10 mil anos, contrariando os 4,5 bilhões de anos calculados usando medidores de data radiométricos. Rejeitam também a teoria da evolução e grande parte da sabedoria científica nas áreas de geologia e astronomia. Paul Nelson e John Mark Reynolds publicaram em 1999 o livro “Criação e Evolução, 3 Pontos de Vista”, que da base de sustentação para esta teoria.

Ø Criacionismo da lacuna: sustenta que há uma enorme e não mencionada lacuna entre dois eventos da Bíblia. Entre a primeira e a segunda frase do Genesis, o que significa que após Genesis 1:1, que diz "No princípio, criou Deus os céus e a terra", milhões ou bilhões de anos passam. Durante esse período, algo catastrófico leva a Terra à decadência, então acontece Genesis 1:2: A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Nesse ponto, os seis dias da criação (ou, no caso, recriação) começam.

Ø Criacionismo da idade diária: vê o problema do tempo a partir de um ângulo diferente. Essa explicação afirma que, uma vez que Deus não criou o Sol e a Lua até o quarto dia da criação, o conceito de dias de 24 horas não existia quando a criação começou e quando o "dia" no mundo foi usado pela primeira vez. Os criacionistas da idade diária vêem cada "dia" da criação como um período de milhões ou bilhões de anos, considerando a idade cientificamente determinada da Terra dentro da moldura da Bíblia.

O criacionismo afirma a ideia da mais pura causalidade, pois Deus a partir do nada, por um ato de sua livre vontade põe o mundo e o homem na existência. Exclui-se, por conseguinte uma causa material, a esta teoria opõem-se todas as concepções materialistas como a teoria da biogênese ou a teoria do Big Bang, que dizem que o universo ou a vida foram criados a partir de matéria preexistente por mero acaso.

O criacionismo gira em torno de uma ideia chamada de "desígnio inteligente". Esta é a ideia de que os organismos vivos são tão complexos que apenas poderiam ter aparecido com a intervenção de uma inteligência superior.

O Criacionismo, não é aceito dentro da visão científica, pois não há provas cientificas da existência desta entidade superior. Contudo os seus seguidores proclamam que se trata de uma proposta científica legítima e que esta deveria ser aceite como “ciência da criação”.

Conclusão

Em 2010, aconteceu a I Conferência Internacional promovida pelo Vaticano, realizada em Roma, onde foi debatida a relação entre a teoria da evolução de Charles Darwin e o criacionismo.

Charles Darwin, cientista inglês que nasceu a mais de 200 anos, explicou a origem do mundo de outra forma, cada espécie descende de uma seleção natural genética influenciadas por fatores ambientais, homem e os macacos teriam origem comum.

Apesar da Igreja Cristã, não apoiar esta teoria, também não nega mais o seu trabalho. Na Universidade Gregoriana de Roma, a conferência discute 150 anos depois da publicação do livro de Darwin ‘A Origem das Espécies”, pesquisadores católicos e laicos tentam conciliar fé e razão. O cardeal Gianfranco Ravasi, disse que a nossa crença esta na criação, acreditamos que não importa como o que foi criado tenha evoluído, afinal das contas Deus é o criador de todas as coisas, disse também que é que é preciso restabelecer o diálogo entre ciência e fé, já que nenhuma das duas teorias, pode esgotar o mistério sobre o ser humano e sobre o universo. Darwin era cristão e até pensou em ser padre e depois de perder uma filha se afastou da religião. Recentemente a Igreja Anglicana pediu perdão por não ter compreendido a grandeza da obra do cientista inglês

O congresso internacional que foi realizado em Roma (novembro de 2010) sob o lema "Evolução biológica: fatos e teorias. Uma avaliação crítica 150 anos após 'A Origem das Espécies'. O congresso ocorreu no ano do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e no150 aniversário do livro "A Origem das Espécies" e, segundo o jesuíta Marc Leclerc, presidente do comitê do congresso, serviu para trocar opiniões do ponto de vista racional e favorecer um diálogo entre os especialistas. Leclerc, professor de Filosofia da Natureza da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, destacou que, durante o congresso, foram expostos os fatos essenciais sobre a teoria da evolução ligados à paleontologia e à biologia molecular.

Os presentes falaram sobre os mecanismos da evolução, analisarão o que a ciência diz sobre a origem do ser humano, estudarão as questões antropológicas relacionadas com a evolução e as implicações racionais da teoria, tanto em campo epistemológico, como metafísico ou da filosofia da natureza.

Para os criacionistas existe um Deus que criou todas as coisas, houve um ato de criação e um tempo de criação. um agente externo do universo criou todas as coisas completas e acabada este agente externo e Deus..

Os evolucionista sempre fazem a mesma pergunta: Como nós sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus ? E a resposta dos criacionistas relata que através da revelação da sua palavra mais a revelação não é método cientifico, portanto a criação não pode ser considerada ciência.

Quanto a evolução os evolucionistas dizem que a matéria e sempre eterna e que dela se origina todas as coisas até as vidas mais complexas. E o presente universo é resultado do Big Band (uma explosão que ocorreu a bilhões de anos) e que gerou tudo isto que nós estamos vendo aqui hoje, que o processo da evolução e tão lento que não pode ser observado. O que não pode ser observado não pode ser considerado ciência.

Segundo os evolucionistas, a bilhões de ano houve uma explosão que criou tudo isto se não tinha ninguém lá para ver, pela revelação da imaginação dos cientistas, portanto, revelação não é método cientifico, portanto a evolução também não pode ser considerada ciência.

Segundo o pastor Silas Malafaia a criação não pode ser considerada ciência, porque nos só sabemos que Deus fez as coisas pela revelação da palavra e a revelação não pode ser considerado método cientifico e a evolução não pode ser considerada ciência.

Primeiramente porque não há observação de processos evolutivos e também o Big Bang, ocorreu a milhares de ano e ninguém estava lá para observar e registrar e isto e uma revelação da mente engenhosa dos cientistas e também é uma revelação que não pode ser provada, então também não é ciência.

Se nenhuma das explicações da origem do homem pode ser considerada cientifica, e que esta discussão teve inicio a partir do Renascimento, e foi intensificada durante o século XIX com a publicação da teoria evolucionista e que até os nossos dias em 2010 a igreja católica realiza uma conferencia internacional para encontrar uma explicação convincente sobre a origem da vida.

Eu como estudante de Teologia, Cristão e Membro do Corpo de Cristo, acredito e defendo que a criação do universo e da raça humana, se deu através da bondade de Deus. Acreditamos na Bíblia, que descreve Deus como criador de todas as coisas (Gn 1.26.27, Gn2,7,21,23) , e também como sustentador de todas as suas criaturas, e como o governador de indivíduos e nações. Ela testifica o fato de que Deus opera todas as coisas de acordo com a sua vontade, e revela a realização do seu grandioso propósito de redenção.

Não podemos esquecer que a criação do homem foi precedida por um solene conselho divino, num sentido mais estrito da palavra, foi um ato imediato de Deus, tendo sido coroado como rei da criação inferior recebendo domínio sobre outras criaturas, descritas em Gn 1. 27.28 “27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.

Portanto, reafirmo a minha crença e compromisso com Deus e com a Bíblia e pretendo ser um propagador do reino de Deus, como MT 28.19 ( Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo) e Mc 16.15 (E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura), contribuindo para resgatar e salvar vidas e contribuindo para o processo de salvação das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário