sábado, 2 de junho de 2012

A CURA DE NAAMÃ


A CURA DE NAAMÃ

    
Pr. ROBERTO TEIXEIRA

O Projeto Oração e Reflexão recebeu na última sexta-feira (01/06/2012) a visita do pastor Roberto Teixeira da Casa de Deus Igreja Cristã, localizada à Av. João Naves de Avilla nº 1836. O texto partilhado pelo Pr. Roberto foi: II Reis 5:1-10, pelo qual abordou:

Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este varão homem valoroso, porém leproso.

Ben-Hadade, rei da Síria, havia derrotado os exércitos de Israel na batalha em que resultou a morte de Acabe. Desde esse tempo os sírios tinham mantido contra Israel uma constante guerrilha; e numa de suas incursões, levaram prisioneira uma menina que, na terra do seu cativeiro, ficou ao serviço da mulher de Naamã. Uma escrava distante do lar, esta pequena jovem era não obstante uma das testemunhas de Deus, cumprindo inconscientemente o propósito pelo qual Deus havia escolhido Israel como Seu povo.

Enquanto servia nesse lar pagão, suas simpatias foram despertadas em favor de seu amo; e, lembrando os maravilhosos milagres de cura operados por Eliseu, ela disse a sua senhora: “Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”. Ela sabia que o poder do Céu estava com Eliseu, e cria que por este poder Naamã seria curado.
 
Naamã ouvira a respeito das palavras que a menina dissera a sua senhora; e obtendo permissão do rei, saiu em busca da cura, tomando consigo “dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de vestidos”.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu”. Por intermédio de um mensageiro o profeta ordenou-lhe: “Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado”. 

Através desse texto maravilhoso do Antigo Testamento, ele discorreu sobre 4 aspectos:

NAAMÃ representando o NECESSITADO;
 
MENINA representando o EVANGELHO;
 
RIO JORDÃO representando “SENHOR JESUS (Águas purificadoras”;

PROFETA ELISEU representando “DEUS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário