O Evangelho do Reino no Império do Mal
Leitura Bíblica: Apocalipse 14.1-7
introdução
Apesar de sua truculência e
soberba, o Anticristo não conseguirá emudecer a voz do Evangelho nem calar a
voz dos mártires. Durante a Grande Tribulação, Deus levantará muitas vozes
eloquentes e poderosas que não temerão proclamar-lhe a Palavra. É o que nos
mostra claramente o Apocalipse. O que disso concluímos? A Bíblia Sagrada
continuará a ser a inspirada, inerrante e soberana Palavra de Deus. E a sua
pregação e ensino não serão interrompidos. Logo, haverá também salvação de
almas após o arrebatamento.
Nesse tempo, a Igreja de Cristo
já não estará na terra. Todavia, Deus continuará no controle de tudo. Até o
próprio Diabo, que dará a impressão de reinar absoluto, estará sob o seu
comando. A voz divina não pode ser calada.
I. A PALAVRA DE DEUS APÓS O ARREBATAMENTO
Muita gente ainda supõe que,
após o rapto da Igreja, a Bíblia Sagrada perderá a sua inspiração. Tal crença
origina-se de teologias e narrativas extravagantes e anti-bíblicas. A Palavra
de Deus, porém, subsiste eternamente (Is 40.8).
1. A
Palavra de Deus é eterna. A própria Escritura testifica de sua perenidade: “A palavra do Senhor
permanece para sempre” (1 Pe 1.25). Ora, se a Bíblia viesse a perder a sua
inspiração após o arrebatamento, como ficariam os últimos atos do plano divino?
A propósito, será com base nas Escrituras, que o Israel do Milênio será
reorganizado. Leia com atenção os últimos oito capítulos de Ezequiel.
2. A
Palavra de Deus é o fundamento do Juízo Final. Além do
livro da vida, outros livros serão abertos no dia do Juízo Final. Conclui-se,
pois, que as Escrituras Sagradas lá estarão; nelas se encontram tanto as
promessas quanto os juízos divinos (Ap 20.12). E cada um dos juízos de Deus é
para sempre (Sl 119.160).
Posto que a Bíblia Sagrada não
perderá a sua divina inspiração, quem a proclamará após o arrebatamento da
Igreja? O Apocalipse mostra que esse trabalho ficará a cargo dos mártires, dos
cento e quarenta e quatro mil, das duas testemunhas e do anjo que percorrerá os
céus com o evangelho eterno.
3. O
Espírito Santo após o arrebatamento da Igreja. Se o
Apocalipse mostra que haverá salvação nesse período e que nesse período a
Palavra de Deus continuará a ser proclamada, perguntamos: Estará o Espírito
Santo na terra durante a Grande Tribulação? Sim! Ele aqui estará. Mas, como
conciliar essa assertiva com 2 Tessalonicenses 2.7?
Deixo a resposta com o pastor
Donald Stamps, comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal: “No começo dos
sete anos de tribulação, o Espírito Santo será ‘afastado’. Isso não significa
ser Ele tirado do mundo, mas que cessará sua influência restritiva à iniquidade
e ao surgimento do Anticristo. Todas as restrições contra o pecado serão
removidas, e começará a rebelião inspirada por Satanás. O Espírito Santo,
todavia, agirá na terra durante a tribulação, convencendo pessoas dos seus
pecados, convertendo-as a Cristo e dando-lhes poder (Ap 7.9,14; 11.1-11;
14.6,7)”.
II. A PROCLAMAÇÃO DOS MÁRTIRES
Tanto no Império Romano como em
nossos dias, muitos são os torturados e mortos por amor a Cristo. Todavia, os
martírios durante o governo do Anticristo superarão a todas as cifras já
registradas. Será o Holocausto dos holocaustos.
1. A
identidade dos mártires. Chamaremos de mártires aqueles que, na Grande Tribulação,
arrepender-se-ão de seus pecados e se recusarão a adorar a imagem da besta e a
receber o seu código. Eles são mostrados no Apocalipse como “uma multidão, a
qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas”
(Ap 7.9).
2. A fé
sob o martírio. Por causa de sua postura confessante e testemunhal, serão degolados pelo
governo do Anticristo (Ap 20.4). Eles, porém, não temerão perturbar o império
do mal com o Evangelho do Reino.
III. A PROCLAMAÇÃO DOS 144 MIL
Além dos mártires oriundos de
todos os povos e nações, haverá um grupo de 144 mil judeus, que também estará
confessando a Cristo durante o governo do Anticristo.
1. A
identidade dos 144 mil. São israelitas que se converterão a Cristo logo após o arrebatamento da
igreja (Ap 7.1-8). E precederão a conversão nacional de Israel, que se dará no
final da Grande Tribulação (Zc 12.10). Por isso são tratados por Deus como as
suas primícias (Ap 14.3).
2. A
elevada posição dos 144 mil. Inferimos do texto sagrado, que Deus
os tomará para si após os terem assinalado. Isto porque, mais adiante, João os
vê no monte Sião acompanhando o Cordeiro (Jo 14.1). Em sua testa, o nome do Pai
e do Filho.
IV. A PROCLAMAÇÃO DAS DUAS TESTEMUNHAS
Se bastou Moisés para perturbar
o Egito e Elias para conturbar o reino apóstata de Israel, o que não farão dois
profetas semelhantes a eles atuando conjuntamente? É o que se dará durante o
governo do Anticristo.
1. A
identidade das duas testemunhas. Quem serão as duas testemunhas do
Apocalipse? Moisés e Elias? A Bíblia não o diz. Por isso, não quero especular
sobre as suas identidades. Aprendi que não preciso ter voz quando a Palavra de
Deus se cala.
São eles as duas oliveiras e os
dois castiçais, que se encontram diante de Deus (Ap 11.4).
Os dois profetas agitarão o
reino do Anticristo, desmascarando-o como emissário de Satanás e proclamando sobre
toda a terra os juízos divinos. O seu ministério durará 1260 dias (Ap 11.1-3).
Eles “têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia;
e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com
toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem” (Ap 11.6).
2. A morte
das duas testemunhas. Terminado o seu ministério de quarenta e dois meses, a besta os matará.
E expor-lhes-á os corpos na praça da cidade que, espiritualmente, se chama
Sodoma e Egito (Ap 11.8). E todos se alegrão com a sua morte.
3. A
ressurreição das duas testemunhas. Depois de três dias e meio, Deus
enviar-lhes-á o espírito de vida, pondo-os de pé à vista de todos. Em seguida,
serão levados para o céu. Logo após o seu arrebatamento, a cidade será abalada
por um grande terremoto (Ap 11.11-13).
V. A PROCLAMAÇÃO DO ANJO
Agora, entra em cena um anjo
solitário, que proclama o Evangelho Eterno (Ap 14.6). Toda a terra o ouve. Sua
mensagem é de arrependimento.
1. O anjo
evangelista. Os anjos são criaturas divinas, cuja função é adorar a Deus e zelar
pelos que hão de herdar a vida eterna (Is 6.1-3; Hb 1.14). No Apocalipse, são
encarregados de ministrar os juízos divinos.
2. O
Evangelho Eterno. O que é o Evangelho Eterno? É o evangelho que pregamos e, que às vezes,
é chamado de Evangelho do Reino (Mt 24.14). É o evangelho que vem sendo
proclamado desde o Gênesis. Sim, é o evangelho que, um dia, Abraão ouviu do
próprio Deus (Gl 3.8). Será este também o evangelho a ser anunciado por ocasião
do governo do Anticristo.
3. A
mensagem de arrependimento. Não obstante a Igreja já ter sido arrebatada, Deus, em seu inexplicável
amor, continuará a estender a sua graça a um mundo perverso e impenitente.
Através de seu anjo, insta a todos ao arrependimento: “Temei a Deus e dai-lhe
glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a
terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14.7). Mesmo na pior apostasia da
humanidade, Deus insistirá com os filhos de Adão, buscando levá-los ao
arrependimento.
CONCLUSÃO
Conforme vimos, a Palavra de
Deus será amplamente proclamada durante a Grande Tribulação. E muitas serão as
conversões nesse período. Deus não ficará sem testemunho.
Os crentes desta geração,
porém, porfiaremos por tomar parte no arrebatamento da Igreja. Se hoje já
enfrentamos dificuldades para professar a santíssima fé, quanto mais naqueles
dias. Este é o momento da oportunidade. Por que desperdiçar um momento como este?
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus.
VOCABULÁRIO:
Truculência: Grosseria,
violência.
Perenidade: Qualidade de perene; contínuo; eterno; perpétuo.
Degolados: Relativo a degolar; cortar o pescoço de alguém.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
HORTON, S. M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed. RJ:
CPAD, 2001.
HORTON, S. M. (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed.,
RJ: CPAD, 2007.
LAHAYE, T.; HINDSON, E. (Eds.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed., RJ:
CPAD, 2008.
Subsídio
Teológico
“O Ministério [Das Duas Testemunhas]"
O ministério destas duas
testemunhas incluirá pregação, profecias e realização de milagres. Elas
chamarão as pessoas ao arrependimento, predirão eventos futuros e anunciarão
que é chegado o reino. Como Zorobabel e Josué, que procuraram restaurar Israel
à sua terra, as duas testemunhas encorajarão a fidelidade a Deus,
independentemente das circunstâncias individuais.
Apocalipse 11.4 descreve as
testemunhas como ‘as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do
Deus da terra’. Este versículo é uma alusão a Zacarias 4.3,11,14, em que
Zorobabel e Josué, o sumo sacerdote, líderes de Israel na época de Zacarias,
são retratados como um castiçal, ou luz para Israel. O seu combustível é o
azeite de oliva, que representa o poder do Espírito Santo. Assim também, nos
últimos dias, as duas testemunhas se levantarão pelo poder de Deus e trabalharão
em seu cargo profético.
Deus protegerá as duas
testemunhas daqueles que tentarem causar-lhes mal antes que a sua missão esteja
concluída. Apocalipse 11.5-6 registra os poderes milagrosos dados a estas
testemunhas e declara que se alguém lhes quiser fazer mal, será destruído pelo
fogo. [...] De maneira similar, os idólatras e inimigos de Moisés foram
destruídos pelo fogo (Nm 16.35)” (LAHAYE, T.; HINDSON, E. (Eds.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. l.ed., RJ:
CPAD, 2008, p.l57).
Nenhum comentário:
Postar um comentário